• 17 MAIO 14
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    10 dicas para dormir bem

    Confira, a seguir, 10 soluções práticas para ajudá-lo a relaxar e, finalmente, dormir mais e melhor.

    UM TIPO DE “SONÍFERO” PARA CADA PROBLEMA Há várias formas de ajudar seu sono a vir mais depressa – das receitas mais simples até o uso de alguns remédios. Saiba o que fazer, se você …

    … TEM INSÔNIA
    1 A medicina indiana recomenda: leite morno com nozmoscada polvilhada e pó de uma semente aromática conhecida como cardamomo. A mistura tomada em pequenos goles antes de ir para a cama funciona como um ótimo relaxante.
    2 Banho morno, antes de dormir, favorece o relaxamento físico e mental.
    3 Depois das seis da tarde, evite comidas pesadas, álcool e bebidas estimulantes (especialmente café, chá preto, chá mate, refrigerantes).

    …ROLA NA CAMA …ROLA NA CAMA ATÉ PEGAR NO SONO
    4 Lutar contra a insônia não adianta. Se o sono não vem, é melhor sair da cama e fazer algo relaxante como tomar um banho ou ler.
    5 Assim que o primeiro sinal de sono chegar, vá para cama, mesmo que ainda seja cedo. Se resistir, seu sono demorará a voltar.

    …SE VOCÊ SOFRE DE APNÉIA
    6 Você vai se livrar mais facilmente da apnéia, a parada respiratória que ocorre durante o sono, se seguir corretamente o tratamento sugerido pelo especialista. Várias medidas, como o uso de aparelhos ortodônticos intra-orais, medicamentos adequados e, em casos severos, cirurgias para desobstrução das vias aéreas, são usadas para minimizar o problema.
    7 Evite o uso de relaxantes musculares, álcool, sedativos, calmantes e anti-alérgicos. Se estiver acima do peso, procure emagrecer.

    ……TEM SÍNDROME DAS PERNAS INQUIETAS
    8 Esta síndrome é caracterizada por uma irresistível necessidade de movimentar os membros inferiores, arrastando ou esfregando as pernas no lençol. Os movimentos duram em média de 0,5 a 5 segundos. Cada episódio pode durar minutos a horas. Ela contribui para uma má qualidade no sono, porque pode despertar o indivíduo inúmeras vezes durante à noite. Descoberta a causa da síndrome, o tratamento é feito com medicamentos específicos para cada caso.

    …ACORDA VÁRIAS VEZES À NOITE
    9 É preciso, em primeiro lugar, descobrir a causa do sono entrecortado. Se for ambiental, a solução está em melhorar as condições do quarto para dormir. Porém, fatores emocionais como preocupação com o trabalho podem levar ao hábito de acordar durante à noite para começar a “trabalhar”mais cedo. Se você não pára de pensar nos compromissos do dia seguinte, mesmo quando vai para a cama, deixe papel e caneta no criado-mudo e anote tudo o que vier à cabeça. Assim, sem o receio de esquecer algo importante, você se desliga.

    …POSSUI O SONO LEVE
    10 Procure dormir em um ambiente apropriado de forma que seu sono não seja interrompido por estímulos externos. O uso de protetores auriculares, feitos de borracha maleável, e de máscaras noturnas que vedam totalmente os olhos são boas opções.

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