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    9 problemas de saúde causados pela falta de sono

    9 problemas de saúde causados pela falta de sono

    Uma boa noite de descanso depende de fatores como: excesso de trabalho, estresse, insônia, acúmulo de tarefas e distúrbios do sono. E aposto que você já passou por algum deles, o que significa que, com certeza, você não conseguiu dormir direito alguma vez na vida.

    De acordo com o IPOM (Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente), 69% dos brasileiros avaliam seu próprio sono como ruim e insatisfatório.

    No entanto, o site Minha Vida explica que dormir menos do que o recomendado – de seis a oito horas – pode causar problemas para a saúde. Veja abaixo nove deles:

    1. Impede a conservação da memória

    O sono transforma a memória de curto prazo relevante em memória de longo prazo. Durante a noite, o cérebro avalia as informações acumuladas e guarda aquilo que considera essencial, excluindo o que é supérfluo.

    2. Afeta o emagrecimento

    Ao dormir, o organismo produz leptina – hormônio que controla a sensação de saciedade ao longo do dia. As pessoas que dormem menos, portanto, produzem menores quantidades dessa substância e maiores de grelina – hormônio que provoca fome e reduz o gasto de energia. Assim, a ingestão de calorias durante o dia aumenta, pois o corpo não se sente satisfeito. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Chicago mostrou que a falta de sono reduz em 55% a queima de gordura.

    3. Enfraquece a imunidade

    Os anticorpos do organismo são produzidos durante o sono, ou seja, dormir pouco reduz a função imune e o número de leucócitos. Este fato foi comprovado por um estudo da Universidade de Chicago que, também, evidenciou que quem dormia quatro horas por noite por uma semana tinha os anticorpos reduzidos pela metade.

    4. Altera o funcionamento do metabolismo

    As mudanças no ciclo do sono podem atrapalhar a síntese dos hormônios de crescimento e do cortisol, já que ambos são produzidos enquanto dormimos. “Os maiores efeitos dessa deficiência são despertar cansado, a dificuldade de raciocínio e a ansiedade, que podem interferir na realização de tarefas do cotidiano, levando a problemas como déficit de atenção, acidentes de trânsito, indisposição física, irritabilidade e sonolência”, diz a endocrinologista Alessandra.

    5. Leva ao envelhecimento precoce

    Durante o sono, produzimos hormônios “rejuvenescedores”, como a melatonina e o hormônio do crescimento. “Esses hormônios exercem funções reparadoras e calmantes para a pele, e a falta de sono impede que o corpo descanse adequadamente”, afirma a endocrinologista Alessandra. Os maiores resultados disso são uma pele sem viço e com olheiras. O estresse provocado pela falta de sono também favorece o aparecimento de rugas.

    6. Interfere na produção de insulina

    Pessoas com diabetes que tem um sono insuficiente desenvolvem uma maior resistência insulínica, tornando o controle da doença mais difícil. É o que afirma um estudo feito pela Northwestern University, dos Estados Unidos. Os pesquisadores concluíram que portadores de diabetes que dormem mal tinham 82% mais resistência à insulina que os portadores com sono de qualidade. Além disso, a falta de sono adequado pode favorecer o aparecimento de diabetes tipo 2 em quem não tem a doença. “É durante o sono que o corpo estabiliza os índices glicêmicos, por isso quem não tem um sono de qualidade sofre com o descontrole do nível de glicose, podendo desenvolver diabetes”, explica a endocrinologista Alessandra.

    7. Desregula a pressão arterial

    A neurologista Rosa Hasan, responsável pelo Laboratório do Sono do Hospital São Luiz, explica que a dificuldade em descansar durante a noite é equivalente a um estado de estresse, aumentando a atividade da adrenalina no corpo. “Uma noite mal dormida deixa o organismo em estado de alerta, aumentando a pressão sanguínea durante a noite”, explica a especialista. Ela afirma que com o tempo essa alteração na pressão sanguínea se torna permanente, gerando a hipertensão.

    8. Afeta o desempenho físico

    “Um sono incompleto é uma das principais causas de fadiga ou baixo desempenho motor”, afirma o neurologista André. Quando dormimos profundamente e sem interrupções, nosso corpo começa a produzir o hormônio GH, responsável pelo nosso crescimento, e que começa a ser sintetizado só 30 minutos depois de começarmos a dormir. “O hormônio do crescimento tem como funções ajudar a manter o tônus muscular, evitar o acúmulo de gorduras, melhorar o desempenho físico e combater a osteoporose”, explica a endocrinologista Alessandra.

    9. Prejudica o humor

    “A falta de sono faz com que o cérebro não descanse plenamente, prejudicando a comunicação entre os neurônios”, explica o neurologista André. E os neurônios são os responsáveis por produzir os neurônios relacionados ao nosso bem-estar, como a serotonina. “Por isso que um sono deficiente impacta o nosso bom-humor de forma direta, podendo até favorecer quadros de depressão.”

     

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