• 21 JUN 15
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    Como ter uma boa noite de sono – Jessica Polese

    Como ter uma boa noite de sono – Jessica Polese

    Hábitos diários te ajudam a ter uma boa noite de sono.

    www.jessicapolese.com.br

    Uma boa noite de sono é essencial para um dia seguinte produtivo. Dormir bem não é apenas uma questão de disposição, é também importante para a saúde: é durante o repouso que o organismo executa funções específicas como a produção de determinados hormônios e a reposição do gasto energético diário.

    Além disso, o bom funcionamento do cérebro depende de um repouso de qualidade.As primeiras horas do sono são reparadoras. “A memória é formada a partir da sexta hora de sono”, informa o médico. Então, privar-se regularmente disso pode causar sérios danos à saúde a médio e longo prazo.

    Vamos ver uma série de dicas para que seus hábitos diários ajudem a ter um sono tranquilo, reparador e saudável.

    CRIE UMA ROTINA

    O organismo é como uma máquina. A partir do momento que você se acostuma a DORMIR E ACORDAR SEMPRE NOS MESMOS HORÁRIOS (incluindo sábados e domingos), vai ser mais fácil ter momentos de descanso de qualidade. “Nosso corpo tem melhor funcionamento quando a gente tem horários regulares. É por isso que as segundas-feiras são doloridas, porque as pessoas abusam nos fins de semana”.

    TER UM RITUAL para antes de dormir também faz bem. Desta forma, o corpo desacelera a velocidade. “Um banho morno, por exemplo, pode ajudar a relaxar”.

    EVITE ALIMENTOS PESADOS

    Cuidar da alimentação antes de ir para a cama também é válido. A indicação é um JANTAR LEVE, para não mexer muito com o metabolismo, e evitar bebidas alcoólicas.

    EVITE ATIVIDADES FÍSICAS DE ALTO IMPACTO E PROGRAMAS DE TV

    Fazer exercícios físicos é importante para que o corpo sinta vontade de descansar. “SEDENTÁRIOS NÃO TÊM A NECESSIDADE DE REPOR AS ENERGIAS À NOITE”, portanto, de acordo com os especialistas, procure se exercitar de forma pesada antes de 18 horas. Após este horário, são indicadas atividades mais relaxantes como hidroginástica e Pilates.

    Usar a cama para outras atividades também é um perigo. Ver TELEVISÃO, principalmente filmes de ação, antes de dormir SÓ VAI DIFICULTAR QUE O SONO VENHA.

    PREPARE SEU QUARTO

    Por mais que, muitas vezes, o cansaço domine, deixar o ambiente propício para o momento é bem importante. É no escuro que o corpo produz um hormônio chamado MELATONINA, que induz um sono bom. Quanto mais escuro melhor.

    Fique atenta também à temperatura do ambiente e aos objetos que podem causar algum tipo de estímulo.

    NÃO LEVE OS PROBLEMAS PARA A CAMA

    Ficar pensando em tudo que precisa resolver no dia seguinte não ajuda nem a dormir e nem a solucionar os problemas. “É só anotar em uma agenda o que precisa fazer, então não tem que se preocupar em esquecer porque está anotado”.

    HORA DE DORMIR

    De acordo com os especialistas, não vá para a cama quando estiver absolutamente sem sono. O ideal é diminuir o ritmo até que ele chegue.

    NÃO TOME NENHUM REMÉDIO SEM PRESCRIÇÃO MÉDICA

    Por mais que os problemas da vida estejam te causando dificuldade para pegar sono, tomar remédios sem autorização médica para facilitar só vai te trazer ainda mais inconvenientes. “Tranquilizantes mais fortes precisam de acompanhamento médico. Não dormir direito pode ser interferência de alguma outra coisa”.

    FAZER SEXO ANTES DE DORMIR PODE AJUDAR

    Depois da relação sexual, o corpo humano fica bem relaxado. “Com o hormônio do prazer, os vasos sanguíneos se dilatam e a pressão aumenta. Tem uma fase de relaxamento importante. O sexo tem mais a ajudar do que atrapalhar”.

    Os especialistas ressaltam ainda que, em casos de problemas para dormir, é necessário procurar um neurologista.

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