• 15 JUL 14
    • 0
    CURIOSIDADES: O que é Sonambulismo?

    CURIOSIDADES: O que é Sonambulismo?

    CURIOSIDADES: O que é Sonambulismo?

    Sinônimos: caminhar no sono

    O sonambulismo é um distúrbio que ocorre quando pessoas andam ou realizam outra atividade enquanto ainda estão dormindo

    Causas

    O ciclo normal de sono possui diferentes estágios, desde a leve sonolência ao sono profundo. Durante o sono REM (movimento rápido dos olhos), os olhos movem-se rapidamente e os sonhos vívidos são mais comuns.

    Em cada noite, as pessoas passam por diversos ciclos de sono REM e não-REM. O sonambulismo ocorre com maior frequência durante o sono profundo não-REM (estágios 3 e 4 do sono) no começo da noite. Se o sonambulismo ocorre durante o sono REM, é parte do distúrbio comportamental do sono REM e tende a acontecer próximo à manhã.

    A causa do sonambulismo em crianças normalmente é desconhecida. Fadiga, falta de sono e ansiedade estão todas associadas ao sonambulismo. Em adultos, o sonambulismo pode ocorrer com:
    •Álcool, sedativos ou outros medicamentos
    •Condições médicas, como convulsões parciais complexas
    •Distúrbios mentais

    Em pessoas mais idosas, o sonambulismo pode ser um sintoma de uma síndrome cerebral orgânica ou distúrbios comportamentais do sono REM.

    O sonambulismo pode ocorrer em qualquer idade, mas aparece com maior frequência em crianças entre 5 e 12 anos de idade. Há indicações de que seja familiar.

    Exames

    Normalmente, as pessoas não precisam de maiores exames. Se o sonambulismo ocorre com frequência, o médico pode solicitar um exame para descartar outros distúrbios (como convulsões parciais complexas).

    Se você tem um histórico de problemas emocionais, você também pode querer fazer uma avaliação psicológica para procurar causas como ansiedade ou estresse excessivos.

    Mais sobre Sonambulismo

    Provavelmente, você não precisará consultar um médico se for sonâmbulo. No entanto, converse sobre a condição com um médico se:
    •Você também tiver outros sintomas
    •O sonambulismo for frequente ou persistente
    •Você realizar tarefas potencialmente perigosas (como dirigir) enquanto estiver sonâmbulo

    Sintomas de Sonambulismo

    Quando as pessoas são sonâmbulas, elas podem sentar-se e parecer que estão acordadas quando na verdade estão dormindo. As pessoas podem levantar-se e caminhar, ou realizar atividades complexas como mover a mobília, ir ao banheiro, vestir-se ou despir-se. Algumas pessoas até dirigem automóveis enquanto estão dormindo.

    O episódio pode ser muito breve (alguns segundos ou minutos) ou pode durar 30 minutos ou mais, porém a maioria dos episódios dura menos de 10 minutos. Se não forem perturbados, os sonâmbulos voltarão a dormir. Entretanto, podem adormecer em um local diferente ou até incomum.

    Os sintomas do sonambulismo incluem:
    •Atitude confusa ou desorientada ao acordar
    •Expressão vazia no rosto
    •Abertura dos olhos durante o sono
    •Não lembrar dos episódio de sonambulismo ao acordar
    •Realizar atividades detalhadas de qualquer tipo durante o sono
    •Raramente, apresentando comportamento agressivo quando são despertados por outra pessoa
    •Sentar-se e aparentar estar desperto durante o sono
    •Fala no sono envolvendo coisas sem sentido
    •Caminhar durante o sono
    •Fala no sono envolvendo coisas sem sentido

    Tratamento de Sonambulismo

    Algumas pessoas acreditam erroneamente que o sonâmbulo não deve ser acordado. Não é perigoso acordar um sonâmbulo, embora seja comum que a pessoa fique confusa e desorientada por um curto tempo ao acordar.

    Outro engano é de que a pessoa não pode machucar-se enquanto está sonâmbula. Comumente, sonâmbulos machucam-se durante seus passeios e perdem o equilíbrio.

    A maioria das pessoas não precisa de tratamento específico para o sonambulismo.

    Medidas de segurança podem ser necessárias para evitar lesões. Isto pode incluir mover objetos como cabos elétricos ou mobília para reduzir as chances de tropeçar e cair. Você pode precisar bloquear escadas com um portão.

    Em alguns casos, tranquilizantes de ação rápida auxiliaram na redução de episódios de sonambulismo.

    Expectativas

    O sonambulismo normalmente diminui conforme as crianças crescem. Com frequência, não indica um distúrbio grave, embora pode ser sintoma de outros distúrbios.

    Não é comum que sonâmbulos realizem atividades perigosas. No entanto, você pode precisar tomar cuidados para prevenir lesões como quedas de escadas ou janelas.

    Complicações possíveis

    A complicação principal é sofrer lesões durante o episódio de sonambulismo.

    Prevenção

    •Evite o uso de álcool ou calmantes do sistema nervoso central se você for sonâmbulo.
    •Evite ficar cansado demais e tente prevenir a insônia, porque ela pode ser um gatilho para um episódio de sonambulismo.
    •Evite ou reduza o estresse, a ansiedade e conflitos, que podem agravar a condição.

    Fontes e referências:

    Chokroverty S. Sleep and its disorders. In: Bradley WG, Daroff RB, Fenichel GM, Jankovic J, eds. Neurology in Clinical Practice. 5th ed. Philadelphia, Pa: Butterworth-Heinemann Elsevier; 2008:chap 72.

    Mahowald MW. Disorders of sleep. In: Goldman L, Ausiello D, eds. Cecil Medicine. 23rd ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2007:chap 429.

    http://www.minhavida.com.br

     

    Compartilhe em suas redes:
    Comentar

Comentar

Cancel reply
Compartilhe em suas redes: