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    Garanta as horas de sono durante a folia

    Garanta as horas de sono durante a folia

    Carolina, 21, está com tudo pronto para passar o carnaval na
    Bahia e confessa: para aproveitar a festa dorme apenas duas horas por dia.

    Desgaste físico pode causar queda da imunidade e mau humor

    Um dos feriados mais aguardados por boa parte dos brasileiros, o Carnaval é tempo de festa e folia em tempo integral. Mas se seus planos incluem trocar o dia pela noite ou nem dormir alguns dias, é bom repensar os planos para evitar desgastes excessivos do corpo e da mente.

    Para estar preparado para as comemorações, é extremamente importante garantir pelo menos algumas horinhas de sono por dia, para que as funções do organismo não sejam desreguladas, explica a pneumologista e especialista medicina do sono, Jéssica Polese.

    Nos dias de curtição, os exageros são comuns e os foliões se desgastam ingerem bebidas alcoólicas, dormindo pouquíssimas horas de sono, que geralmente, não tem qualidade.

    “O dia perdido já era. Não tem como recuperar o desgaste neurológico. O envelhecimento celular já está feito. São algumas trocas que fazemos na vida. Nesse caso, quem escolhe se divertir, vai dormir menos”, destaca a médica.

    Equilíbrio

    O aumento da fadiga pode ocasionar problemas mais sérios de saúde, gerando sintomas como irritabilidade, déficit de atenção, mau humor e queda na imunidade – que não combinam em nada com a animação carnavalesca.

    Mas algumas medidas simples podem fazer impedir que o cansaço atinja o limite durante a festa. Entre um bloco e outro, é indicado arrumar um tempinho para descansar e relaxar.

    “Durante os dias de festa, o tempo que houver de intervalo, use para dormir. Esse é o conselho que eu dou. Tem lugares que não tem jeito. Algumas pessoas vão para casas muito cheias e complica um pouco, mas faça o máximo para conseguir dormir”, frisa Jéssica.

    A especialista ainda aconselha evitar o abuso de bebida alcoólica.

    Festa 24 horas

    A universitária Carolina Cézar, de 21 anos, vai aproveitar os quatro dias de badalação em Porto Seguro, na Bahia. A jovem conta que dorme pouquíssimo, para dar conta da programação completa.

    “Eu e meus amigos costumamos dormir cerca de duas horas por dia, só. Geralmente, eu tento descansar antes de ir, no trajeto, porque a viagem é longa”, conta.

    Com o sangue quente e a adrenalina lá no alto, o cansaço quase não dá as caras. “São muitos blocos, shows à noite, então não sobra tempo para dormir. A gente nem sente o cansaço na hora, nem percebe. Como é Carnaval, priorizamos a festa e deixamos para dormir no resto do ano”, brinca.

    Ela ainda aproveita o final de semana seguinte à festa de Momo para recarregar as energias. “Na volta para casa, parece que passou um trator em cima da gente, mas ainda durmo um pouco no ônibus. Mas trabalho na quinta e na sexta, então dormir de verdade, só no fim de semana”, confessa.

    Sono festeiro

    Alongue o corpo antes de se deitar

    Uma forma de relaxar e evitar dores no corpo no dia seguinte é alongando. Com movimentos mais tranquilos e menos bruscos à noite, o alongamento aquece a musculatura, evita lesões, problemas ortopédicos e dores musculares.

    Use o travesseiro correto

    Vai viajar? Se possível, leve o próprio travesseiro. Poucos se dão conta da importância dele para a garantia de uma boa noite de sono. Dormindo com o travesseiro certo, você evita, também, problemas de coluna.

    Apague as luzes

    A luz prejudica os ciclos biológicos e prejudica a produção hormonal, já que quando dormimos na claridade as produções de cortisol e melatonina são interrompidas, causando a sensação de cansaço pela manhã.

    Tente fugir do barulho

    É preciso desligar-se na hora de dormir. Para a mente e o corpo descansarem, é preciso silêncio e concentração. Deixe para continuar a festa no dia seguinte.

    Tome bastante líquido

    É fundamental repor o líquido que o corpo perdeu com a intensa atividade física, com o calor e até mesmo com a ingestão de bebidas alcoólicas. A água é o combatente principal da desidratação e da dor de cabeça que pode vir a surgir no dia seguinte.

    Fonte: A Gazeta
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