• 29 NOV 15
    • 0
    Insônia

    Insônia

    A insônia é um mal conhecido pela humanidade há muitos séculos, mas é indiscutível que ela tem se feito muito mais presente nos tempos de hoje.

    #‎jessicapolese‬ ‪#‎pneumologia‬ ‪#‎medicinadosono‬
    www.jessicapolese.com.br

    Problemas como o estresse, sedentarismo e maus hábitos de vida têm contribuído para um aumento considerável nos casos e uma maior preocupação por parte dos profissionais de saúde.

    Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a insônia é uma doença que pode se tornar séria. Com o passar do tempo, ela se torna crônica e debilita o organismo, prejudicando até as nossas capacidades intelectuais. Porém, existem formas bem eficientes de evitá-la. Quer descobrir quais são elas? Então confira as dicas:

    Tenha horários regulares

    Você sabia que nosso organismo possui um relógio biológico chamado de ciclo circadiano? Pois bem, é esse relógio que nos diz quando devemos acordar, quando devemos dormir, comer ou até a hora de irmos ao banheiro. Quando criamos uma rotina, ele fica bem ajustado e não costumamos ter problemas. Mas quando nós fazemos tudo de maneira desregrada, dormindo cada dia em uma hora, acordando em outras sempre diferentes e ainda compensando tudo no final de semana, a insônia aparece.

    Mas acalme-se, a solução é simples: coloque o despertador quase sempre para um mesmo horário, não perca a hora de dormir, procure fazer suas refeições de maneira adequada. Os resultados não demoram a aparecer.

    Mantenha o quarto escuro e silencioso

    Mesmo que você consiga pegar no sono, se seu quarto estiver barulhento e com a luz acesa, a qualidade das horas dormidas não será a mesma. Se você quer descobrir como evitar a insônia, não há dica mais simples e efetiva: luzes apagadas, silêncio e um ambiente agradável são um santo remédio. Faça do seu quarto um local aconchegante e pronto para excelentes sonhos.

    Faça exercícios físicos

    O sedentarismo é um grande inimigo de uma boa soneca. Já os exercícios físicos ajudam a jogar para longe a insônia. Eles são ótimos para a saúde e, quando praticados regularmente, ajudam a regular o ciclo circadiano e também na liberação de substâncias que propiciam um sono muito mais reparador. No entanto, não se esqueça que eles devem ser feitos pelo menos até 3 horas antes da hora de dormir, pois caso contrário podem acabar estimulando o organismo e causando ainda mais insônia.

    Nada de celular, notebook ou televisão

    Se você quer saber como evitar a insônia, comece evitando os aparelhos eletrônicos. As luzes e os sons emitidos por celulares, notebooks, televisores ou outros dispositivos atrapalham o relaxamento e estimulam o cérebro. O ideal é assistir televisão ou usar seus gadgets em outro local e ir direto para o quarto apenas quando o sono bater.

    Cuide da alimentação

    Para garantir o bem-estar à noite, uma boa alimentação é fundamental. Se você quer aprender a como evitar a insônia, comece escolhendo bem o que você ingere: comidas leves e de fácil digestão são a grande pedida para a noite. O ideal mesmo é fazer apenas um leve lanche e ingerir líquidos moderadamente para não prejudicar o sono. Cafeína é uma substância que precisa ser evitada nas últimas horas do dia (não se esqueça que ela pode estar não só no café, mas também em refrigerantes, chá e mate), bem como o álcool em excesso, pois ele atrapalha a qualidade do sono.

    Compartilhe em suas redes:
    Comentar

Comentar

Cancel reply
Compartilhe em suas redes: