• 24 MAIO 15
    • 0
    Sobre o sono

    Sobre o sono

    SONO NORMAL

    O sono é um estado transitório e reversível, que se alterna com a vigília (estado desperto). Trata-se de um processo ativo envolvendo múltiplos e complexos mecanismos fisiológicos e comportamentais em vários sistemas e regiões do sistema nervoso central. São identificados no sono dois estados distintos: o sono mais lento, ou sono não REM, e o sono com atividade cerebral mais rápida, ou sono REM (do inglês, movimentos rápidos dos olhos). O sono não REM é dividido em três fases ou estágios, segundo a progressão da sua profundidade. Já o sono REM caracteriza-se pela atividade cerebral de baixa amplitude e mais rápida, por episódios de movimentos oculares rápidos e de relaxamento muscular máximo. Além disso, este estágio também se caracteriza por ser a fase onde ocorrem os sonhos.

    Em um indivíduo normal, o sono não REM e o sono REM alternam-se ciclicamente ao longo da noite. O sono não REM e o sono REM repetem-se a cada 70 a 110 minutos, com 4 a 6 ciclos por noite. A distribuição dos estágios de sono durante a noite pode ser alterada por vários fatores, como: idade, ritmo circadiano, temperatura ambiente, ingestão de drogas ou por determinadas doenças. Mas normalmente o sono não REM concentra-se na primeira parte da noite, enquanto o sono REM predomina na segunda parte.

    Várias funções são atribuídas ao sono. A hipótese mais simples é a de que o sono se destina à recuperação pelo organismo de um possível débito energético estabelecido durante a vigília. Além dessa hipótese, outras funções são atribuídas, especialmente ao sono REM, tais como: manutenção do equilíbrio geral do organismo, das substâncias químicas no cérebro que regulam o ciclo vigília-sono, consolidação da memória, regulação da temperatura corporal, entre outras.

    DICAS PARA PRESERVAR O SONO

    – Ter horários regulares para dormir e despertar.

    – Ir para a cama somente na hora dormir.

    – Ter um ambiente de dormir adequado: limpo, escuro, sem ruídos e confortável.

    – Não fazer uso de álcool ou café, determinados chás e refrigerantes próximo ao horário de dormir.

    – Não fazer uso de medicamentos para dormir sem orientação médica.

    – Se tiver dormido pouco nas noites anteriores, evite dormir de dia

    – Jantar moderadamente em horário regular e adequado.

    – Não levar problemas para a cama.

    – Realizar atividades repousantes e relaxantes preparatórias para o sono.

    – Ser ativo física e mentalmente.

    Compartilhe em suas redes:
    Comentar

Comentar

Cancel reply
Compartilhe em suas redes: