• 21 DEZ 16
    • 0
    Ter um sono ‘clean’ traz benefícios para a saúde e está na moda

    Ter um sono ‘clean’ traz benefícios para a saúde e está na moda

    É um ‘dois em um’. Além de ser uma tendência, seguida pela atriz e atual guru de estilo Gwyneth Paltrow, faz bem à saúde.

    Estamos a falar do sono ‘clean’ (limpo, em Português). Só o facto de ter um nome em inglês parece que o deixa mais pomposo.

    No fundo implica dormir entre sete e nove horas por noite e, acima de tudo, que esse sono seja de alta qualidade. Uma versão de alimentação ‘clean’ (consumir produtos no seu estado natural e evitar alimentos processados), mas em sono.

    Gwyneth explicou tudo na versão online do jornal britânico ‘Daily Mail’, onde escreveu sobre o sono ‘clean’ e a sua importância para a saúde.

    Diz a atriz, que salienta não ser uma especialista, que o sono desempenha um papel tão poderoso na regulação do apetite e dos níveis de energia que essa deveria ser a principal prioridade na vida das pessoas, antes mesmo da dieta.

    “O meu especialista em Nutrição, Frank Lipman, explicou que um sono de má qualidade pode perturbar o metabolismo e as hormonas, o que pode levar ao aumento de peso, mau humor, má memória e confusão mental, bem como condições de saúde preocupantes, como inflamação e baixa imunidade (o que pode aumentar o risco de doença crónica). E é óbvio que o sono pobre é terrível de uma perspetiva de beleza”, escreveu.

    Ainda segundo ela, embora existam diversos truques de beleza, nada se compara ao papel de uma boa noite de sono. O ideal é mesmo cumprir com as nove horas de descanso, pois é a melhor forma de envelhecer bem, manter a silhueta, ter pele e cabelo brilhantes.

    Quando o sono é pobre em qualidade e quantidade, a libertação das hormonas fica prejudicada. Além de desencadear problemas de metabolismo, há cansaço e, por conseguinte, stress. O stress estimula a produção de cortisol e de insulina, que acionam o corpo para armazenar gordura (daí o aumento de peso). O stress também reduz o glucagon, hormona produzida pelo pâncreas e que instrui o corpo a queimar gordura.

    A privação de sono também aumenta a produção de tiroxina, o que pode levar à má função da tiróide, que, por sua vez, leva ao aumento de peso e fadiga.

    Como conseguir então um sono ‘clean’? Através da meditação; evitar comer durante a noite, pois o processo digestivo pode atrapalhar o sono; antes de dormir, ativar pontos do corpo com um efeito terapêutico; massajar os pés e usar almofada ou fronha com fibras imersas em óxido de cobre (que rejuvenesce a pele).

    Experimente e tenha uns bons sonhos.

    Compartilhe em suas redes:
    Comentar

Comentar

Cancel reply
Compartilhe em suas redes: